O Dérbi dos Dérbis

19:47


24 de maio de 2014. Um dia histórico para o futebol. Pela primeira vez, a maior competição continental do mundo, a UEFA Champions League, vai ter em sua final dois times de uma mesma cidade. Real Madrid e Atlético de Madrid. E a cidade onde isso tudo vai acontecer não é Madri, e sim Lisboa, no Estádio da Luz.

Dérbi:Substantivo utilizado na linguagem esportiva para descrever partidas, especialmente de futebol, entre equipes de um mesmo lugar, cidade ou comunidade.

Para quem acompanha futebol, principalmente o espanhol, sabe como é o Dérbi de Madri. Um espetáculo à parte. É sempre uma final, um jogo com emoções à flor da pele, tanto dentro do campo como fora dele. E a responsabilidade de ganhar esse jogo é gigante para ambos.
O Real Madrid está em busca da tão sonhada décima conquista no torneio. A espera tem sido grande, já que o nono título veio ainda no começo da década passada, em 2002. O ambiente é de muita pressão, pois tecnicamente, o time é o favorito para a conquista; mas os jogadores e o técnico, Carlo Ancelotti, desconversam.
O Real conta com alguns dos melhores jogadores do mundo, como o goleiro Casillas e a grande contratação da temporada (e a maior de todos os tempos), Gareth Bale. Mesmo como favorito, o Real tem alguns problemas. Cristiano Ronaldo, eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2013 pela FIFA, acabou de se recuperar de uma lesão; o zagueiro Pepe e o atacante Benzema, peças chaves na temporada, são grandes dúvidas para a partida; e Xabi Alonso, o principal armador dos contra-ataques da equipe, está suspenso.

“Quando vencemos a nossa nona Liga dos Campeões, imediatamente já se falava sobre a décima. O Real não deveria ter ficado tanto tempo sem ganhar esse título. Batemos na trave nas últimas três temporadas, mas neste ano queremos conseguir a taça" - Iker Casillas


E a pressão não é menor para o Atlético de Madrid. O time, que fez uma espetacular campanha no Campeonato Espanhol e na semana passada levou o título da temporada 2013/2014 (superando dois dos maiores times do mundo, Barcelona e o próprio Real), busca agora seu primeiro troféu da Champions e o desafio é vencer seu maior rival e provar seu valor para o mundo.
O Atlético tem jogadores de destaque na temporada, como o zagueiro brasileiro Miranda, que está na lista de espera para a Copa, mas merecia uma vaga na seleção; além de Gabi, o capitão da equipe. Mas também tem duas dúvidas para a partida: Diego Costa, convocado pela Espanha para vir ao Brasil no próximo mês, correu contra o tempo para se recuperar de uma lesão, mas ainda não está certo como titular; assim como o meio campista Arda Turán.

"Eles vão treinar, depois teremos uma conversa à noite e faremos um último teste. Amanhã saberemos" -   técnico Diego Simeone, sobre Arda Turán e Diego Costa.

Em um dérbi com mais de 80 anos de história, é difícil dizer qual time será o campeão. O Real Madrid é sim o favorito, mas o Atlético de Madrid já se mostrou surpreendente na temporada. E dessa vez é apenas um jogo que vai decidir quem é o melhor time da Europa. Ambos times merecem a conquista e faz parte da magia do futebol a sua imprevisibilidade. Tudo pode acontecer em 90 minutos. Um dos dérbis mais carismáticos e emocionantes do mundo, terá talvez seu capítulo mais importante sendo escrito amanhã. A final da UEFA Champions League 2013/2014 será o Dérbi dos Dérbis.

You Might Also Like

0 comentários